sexta-feira, agosto 04, 2006

a dor de sentir

As emoções são qualquer coisa de muito estranho...
Sentimos com o corpo todo! Com o coração que aperta, ou não fosse este o local por excelência dos sentimentos, com a pele que se arrepia, com o estômago que dá um nó, com as pernas que tremem...
As emoções, num primeiro instante sentidas, pouco ou nada têm de racional. São todas elas um composto de sensações dificilmente definidas por palavras. Mas no entanto, todas elas ocorrem no nosso cérebro, num cocktail de substâncias químicas que despoletam em nós as mais diversas reacções. E não é também essa fantástica estrutura, que é o cérebro, que nos permite pensar?! Então, porque temos tanta dificuldade em perceber o que sentimos e porque razão o sentimos?! Porque nos é tão difícil gerir as emoções?!
Podemos pensar sobre elas, tentar explicá-las, racionalizá-las ao máximo, trazê-las para o mundo das palavras... podemos até escrevê-las, cantá-las, pintá-las... mas dificilmente, senão mesmo impossível, será encontrar o melhor modo de as exprimir. E isto é, no meu entender de ser humano que sente e pensa, o que mais agustia!
São estas muitas das nossas dores... a dor de nunca se dizer exactamente o que se sente, a dor de não se dizer nada do que se sente, a dor de dizer o que não se sente, a dor de nos tentarmos enganar a nós próprios quando, em frente ao espelho, sorrimos quando nos apetece chorar só para abafar mais uma vez, mais um dia, um sentimento que se arrasta e que parece não se esgotar...
A dor de não conseguir apagar um sentimento e recuperar outro... a dor de um dia não aguentar mais tanta contradição...
As emoções não se esgotam. Os sentimentos não desaparecem. Não há tempo, nem distância, nem local que apague o que durante tanto tempo nos alimentou a alma...

2 comentários:

Anónimo disse...

Que bom que não se apague o que nos alimentou a alma. Porque ainda que nos magoe por vezes, o tempo ou a distância irão ajudar a que aprendamos a vê-lo como uma boa recordação. Algo que, por um momento, nos fez sonhar, sentir, desejar... Toda a emoção pode tornar-se boa, quando aprendemos a olhá-la como parte da nossa vida, que nos fez chegar aqui e àquilo que somos hoje.

Noz disse...

Emoção será sempre antonimo de Razão. Se assim não fosse perderia todo o interesse e tornava-se numa coisa pensada e racional.

Em relação à dor posso dizer que não consigo explica-la nem entente-la. Apenas apazigua-la. Comigo funciona meter-me no carro e conduzir sem destino enquanto ouço musica que me acalma e me traz paz de espirito. Neste momento gosto de ouvir o ultimo cd de "A Naifa".