sexta-feira, abril 14, 2006

Ouvi dizer... palavras

Ouvi dizer
Que o nosso amor acabou
Pois eu não tive a noção do seu fim.
Pelo que eu já tentei
Eu não vou vê-lo em mim
Se eu não tive a noção de ver nascer o homem.

E ao que eu vejo
Tudo foi para ti
Uma estúpida canção que só eu ouvi
E eu fiquei com tanto para dar
E agora não vais achar nada bem
Que eu pague a conta em raiva

E pudesse eu pagar de outra forma
E pudesse eu pagar de outra forma
E pudesse eu pagar de outra forma

Ouvi dizer
Que o mundo acaba amanhã
E eu tinha tantos planos p'ra depois
Fui eu quem virou as páginas
Na pressa de chegar até nós
Sem tirar das palavras seu cruel sentido.

Sobre a razão estar cega
Resta-me apenas uma razão
Um dia vais ser tu
E um homem como tu
Como eu não fui
Um dia vou-te ouvir dizer

E pudesse eu pagar de outra forma

E pudesse eu pagar de outra forma
E pudesse eu pagar de outra forma

Sei que um dia vais dizer

E pudesse eu pagar de outra forma
E pudesse eu pagar de outra forma
E pudesse eu pagar de outra forma

A cidade está deserta
E alguém escreveu o teu nome em toda a parte
Nas casas, nos carros,
Nas pontes, nas ruas...
Em todo o lado essa palavra repetida ao expoente da loucura
Ora amarga, ora doce
Para nos lembrar que o amor é uma doença
Quando nele julgamos ver a nossa cura


Ornatos Violeta


Uma das mais belas canções que já ouvi!!!
Pode não dizer nada até... mas pode também dizer tudo... e mais ainda ficaria por dizer!
Ouvi dizer muita coisa! Ouvi o que sempre quis ouvir mas as palavras não passam disso mesmo... São palavras largadas ao vento para quem as quiser apanhar. Lá vai uma, lá vão duas, três palavras a voar. Uma é minha, outra é tua, outra é de quem a apanhar!
Posso apoderar-me das palavras que quiser. São largadas ao vento, em vão... são de quem as apanhar. E quem as lança, perde-lhes o direito?! Não! Mas pode largá-las para sempre, como se nunca tivessem sido suas... Pois as palavras são momentâneas e é no momento que fazem sentido, nem que seja por uns escassos segundos. As palavras podem anunciar uma nova realidade, construir um novo sonho ou simplesmente afirmar o presente. As palavras tomam forma nas atitudes e só através delas se tornam visíveis. Talvez seja por isto não acontecer que vivemos num mundo de hipocrisias... Em que o que se diz não tem nada a ver com o que se faz. E assim se vai vivendo, numa linha ténue que fica entre o que se é, o que se sente, o que se diz e o que se faz. Esta linha não tem espaço em nenhuma dimensão porque a habilidade está em fazer com que as palavras sejam simplesmente lançadas ao vento, para quem as quiser apanhar! Não interessa se se diz o que realmente se sente, muito menos interessa se a pessoa que as apanha se apodera delas e nelas vê uma nova realidade ou um sonho construído. Interessa que quem as lança lhe perca os direitos para nunca ter que se comprometer com nada, não ter que provar com atitudes que é e sente o que disse...
A hipocrisia no fundo é um jogo habilidoso e estratégico para lidar com a realidade, para satisfazer as necessidades mais convenientes.
A hipocrisia é triste...

2 comentários:

Anónimo disse...

concordo inteiramente, a hipocrisia é triste, trata-se e surge da forma q mais convém, é triste, todos a usam, é triste, mas necessaria!!! alguem consegue definir hipocrisia?!? é complicado, é triste!!! a hipocrisia surge lado a lado com a realidade, utiliza-se qd menos se espera, ao ponto de se realizar um trabalho e para q ele dê os frutos a q o realizador se porpôs, sao necessarias acções, independentemente dessas mesmas acções se venham a sobrepôr a antigas acções, mas no fundo sao necessarias para desenvolver esse mm trabalho, ainda q substituiveis, elas estao lá!!!! hipocrisia? necessidade? realidade? é triste!!!! a hipocrisia faz parte da atitude humana, mm para quem critica a propria hipocrisia, é triste, nao q este "triste" seja aquela palavra feia e arrogante, nao, mas sim uma palavra carinhosa, meiga, simpatica e ate mm aconchegante, q se utiliza para alimentar o sonho, as palavras q se ouvem, as acções, no fundo a realidade... hipocrisia? talvez, mas é bom q exista, fico feliz, funciona como uma defesa dos sonhos, das acções, das palavras atiradas ao vento, palavras essas q têm o seu proprio significado, e so quem acompanha o vento pode correr o risco de o compreender....

Anónimo disse...

Comento apenas a canção, foi numa determindada altura da minha vida, um poema que me mostarav como eu próprio me sentia, mas depois... depois... não sei, acho que depois o vento mudou e essas palavras já são só uma bonita canção... Tiveste algo a ver com isto?